Recent Posts

saiba mais sobre Búzios – RJ

Pontos Turísticos em Búzios – RJ

Localizada no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro a cidade de se transforma em um verdadeiro “point” durante o verão, com uma invasão de pessoas descoladas que se concentram no principal ponto turístico de Búzios que é a Rua das Pedras.
O turismo em Búzios cresceu vertiginosamente após a visita de Brigitte Bardot nos anos 60, colocando a cidade no cenário mundial, atraindo muitos estrangeiros até nos dias atuais que se encantam com suas belezas naturais e seu agito.
No geral, os turistas curtem as praias, os passeios e os quiosques durante o dia, e a noite vão pra Rua das Pedras e suas lojas, bares e restaurantes de gastronomia requintada e diversificada. Grande parte estica a noite em alguma das várias badaladas casas noturnas.

Pontos Turísticos de Búzios

Rua das Pedras

A Rua das Pedras é o símbolo máximo da badalação em Búzios. Nela ficam lojas de grifes, galerias de arte, discotecas, bares e restaurantes badalados, frequentados por turistas de todas as partes do mundo que estão pela cidade.
Ela fica no centro de Búzios, tem o trânsito de veículos proibido e leva esse nome pelo seu calçamento de pedras nada usuais. O horário de funcionamento do comércio na Rua das Pedras segue o ritmo e o perfil de seus consumidores, das 12:00 as 03:00.
Rua das Pedras em Búzios - RJ
Rua das Pedras, pacata durante dos dias, lota as noites - Crédito: MarViniz - Flickr
Orla Bardot
A Orla Bardot é uma espécie de continuação da Rua das Pedras, porém com o mar da praia da Armação ao seu lado. É uma homenagem a visita que a atriz Brigitte Bardot fez a Búzios na década de 60, levando a então vila de pescadores ser conhecida internacionalmente.
A Orla Bardot ocupa a orla da Praia da Armação com bancos, decks e jardins. Possui vários restaurantes, bares e lojas. Algumas esculturas ficam na orla se estendendo até a Praia dos Ossos, entre elas uma de Juscelino Kubitscheck e outra de Brigitte Bardot, a mais famosa.
No final da orla, entre as praias da Armação e dos Ossos, fica a Igreja Sant´Anna, padroeira da cidade, construída em 1740. Do outro lado da Orla Bardot, entre as praias da Armação e do Canto, fica o Píer do Centro, tradicional ponto de concentração de barcos de pescadores e ponto de partida dos passeios de escuna.
Orla Bardot em Búzios - RJ
Orla Bardot, continuação da Rua das Pedras, a beira mar - Crédito: alexanpaulo - Flickr

Praias de Búzios

A cidade de Búzios fica em uma península com cerca de 8km de extensão, banhada pelo Oceano Atlântico pelos dois lados. Isso formou praias com características diferentes em cada lado da península. As praias voltadas para o norte possuem águas calmas e mornas. As praias voltadas para o sul são em sua maioria com águas mais agitadas e mais frias.
Algumas praias de Búzios voltadas para o sul:
Geribá: com muitos quiosques e barzinhos, é bastante badalada e possui boa estrutura. Com ondas fortes em alguns trechos.
Ferradura: em formato de ferradura, possui águas calmas e azuladas. No canto esquerdo ficam vários quiosques e no direito uma concentração de barcos.
Algumas praias de Búzios voltadas para o norte:
João Fernandes e João Fernandinho: possuem luxuosos hotéis e pousadas e quiosques na praia.
Armação, dos Ossos e do Canto: são as praias centrais, onde fica a Orla Bardot, o píer central e a concentração de barcos de pesca. Não são boas para banhos.
Praia Rasa e Enseada de Manguinhos: formam uma única orla, com muitas pousadas, quiosques e casas de veraneio. Possuem faixa de areia estreita e são boas para a prática de esportes a vela.
Praia de Geribá em Búzios
Praia de Geribá, a mais agitada durante os dias - Crédito: Leo Antonioli - Flickr

Turismo em Búzios

Mirantes

A cidade possui dois mirantes da onde se tem uma bela vista de parte da península, do mar, de algumas praias e de ilhas.
Um dos mirantes fica próximo da Praia de João Fernandes e o outro fica próximo da Praia do Forno.

Ilhas

Algumas ilhas ficam em volta da península onde está localizada Búzios, dando um charme a mais ao belo visual do Oceano Atlântico. Algumas são pontos de parada dos passeios de escuna, outras são points de mergulho ou pesca. Ilhas de Búzios: Feia, dos Gravatás, da Âncora, Branca, do Caboclo e Rasa.

Mergulho em Búzios

As águas cristalinas e a grande variedade de vida marinha, graças às correntes marítimas ricas em nutrientes que vem da Antártida, fazem de Búzios um grande paraíso para os mergulhadores.
O mergulho com snorkel é bastante praticado nos costões com águas tranqüilas das praias Azeda e Azedinha, do Forno, da Tartaruga, João Fernandes e João Fernandinho.
O mergulho com cilindro pode ser praticado em vários lugares, um excelente local é a Ilha da Âncora, localizada a 30 minutos de lancha da costa.
Uma das operadoras de mergulho em Búzios é a Casamar, que oferece toda a estrutura para mergulho, inclusive noturno, além de cursos. Site: Casamar
Praia da Tartaruga em Búzios
Praia da Tartaruga, além do belo visual, boa opção para mergulho com snorkel em Búzios - Crédito: Leo Antonioli - Flickr
Praia da Azeda em Búzios - RJ
A Praia da Azeda também é bastante procurada para mergulho - Crédito: patrick.muller - Flickr

Passeios em Búzios

Passeios de Escuna

Um dos mais tradicionais e procurados passeios em Búzios é o de escuna, que sai do Píer do Centro e passa por várias praias e ilhas, onde é possível apreciar do mar as belezas naturais de Búzios. A Interbúzios é uma das empresas que oferece o serviço. Site: Interbúzios

Pesca em Traineira

A Colônia de Pescadores de Búzios oferece um serviço bem legal para quem curte pescar. É possível alugar uma traineira, um tipo de embarcação, com equipamentos e um marinheiro que te leva a bons locais de pesca. Colônia de Pescadores de Búzios: Rua das Pedras, 141 – (22) 2620-8020 / 2620-8085

Passeio Búzios Trolley

O Trolley é um caminhão adaptado com bancos na carroceria que faz um city tour passando por várias praias e mirantes. Site: Búzios Trolley

Passeios de Bike e Trekking

Os passeios de bike e caminhadas por trilhas são excelentes maneiras de conhecer alguns trechos de mata nativa de Búzios onde se tem o contato com a flora e fauna da mata atlântica, além de atingir belos locais que não é possível o acesso por carro. Confira algumas trilhas no site da Eco Bike Tour.
Linda vista em Búzios - RJ
Algumas trilhas levam a locais de extrema beleza - Crédito: jpodjarny - Flickr

Dicas de Búzios:

*Não deixe de conhecer as belíssimas cidades vizinhas de Cabo Frio e Arraial do Cabo.
*Para os amantes de Adrenalina é possível fazer voo livre através de uma rampa localizada num dos pontos mais altos de Búzios, com descida na Praia de Tucuns. (22) 2623-8311
*O pico do surf é a Praia de Geribá, point da moçada durante o dia.

0 comentários: