Recent Posts

Dicas para quem quer fazer ecoturismo com toda a família

Dicas para quem quer fazer ecoturismo com toda a família

Tips for those who want to do with the whole family ecotourism


Antes de fazer as reservas ou fechar o pacote, é preciso checar a estrutura do lugar e verificar se as atividades oferecidas são destinadas à faixa etária dos filhos

Antes de fazer as reservas ou fechar o pacote, é preciso checar a estrutura do lugar e verificar se as atividades oferecidas são destinadas à faixa etária dos filhos
Foto: Viagem na Natureza

Viajar com a família toda em si já é uma aventura. Quando as férias combinam emoção e natureza, aí é que a coisa pode ficar realmente divertida. Quem viaja com crianças, sabe: para elas, tudo pode ser uma grande brincadeira. Além de tudo, as atividades ao ar livre podem ser uma excelente ocasião para estreitar os laços familiares. Que tal botar a família toda para remar junta num bote de rafting? Ou descobrir, em grupo, novas paisagens a pé ou de bicicleta? É por tudo isso que o turismo de natureza no Brasil está cada vez mais preparado para receber aventureiros de todas as idades.

Para aqueles que viajam com crianças pequenas, vale lembrar que os maiores de 6 anos já podem descer corredeiras de rafting classificadas até o nível III e praticar atividades como flutuação canionismo, windsurfe (neste caso é imprescindível saber nadar), observação da vida selvagem (elas aprendem se divertindo), escalada e percursos em veículos 4x4 (como passageiro, claro). Os mais novinhos podem ainda experimentar o arvorismo, desde que o circuito seja adaptado à sua altura, minitirolesas, roteiros de bike, visitas a cavernas e caminhadas. Esta última pode ser feita até por bebês, carregados no canguru. Já os maiores estão liberados para atividades como rapel, desde que a descida seja junto com o condutor, e o surfe. A partir dos 10 anos, a garotada já pode fazer o batismo de mergulho - sempre com a autorização dos pais ou dos responsáveis.

Dicas essenciais

Destino
Antes de fazer as reservas ou fechar o pacote, é preciso checar a estrutura do lugar e verificar se as atividades oferecidas são destinadas à faixa etária dos seus filhos.

Hospedagem
É importante que o hotel ou a pousada ofereça estrutura para receber crianças, como parquinho e piscina infantil. Quem tiver filho muito pequeno, precisa informar-se se é possível usar a cozinha para preparar a refeição da criança e se há berço ou caminha no quarto. Aqueles que viajam com filhos de várias faixas etárias devem checar se o lugar oferece oportunidades de diversão para idades diferentes.

Mala
Não se esqueça de colocar alguns brinquedos e passatempos, como jogos, games e DVDs infantis.

Saúde
Os cuidados devem se concentrar na hidratação e nas picadas de insetos, principalmente se a criança for alérgica. Tente descobrir que insetos há no lugar para, se necessário, levar remédios específicos recomendados pelo pediatra.

Melhor época
Quem tem filhos em idade escolar não tem como escapar dos períodos de férias - julho, dezembro e janeiro. A vantagem é que nestes meses muitos destinos estão em seu melhor momento. É o caso do Pantanal em julho, quando é mais fácil avistar os bichos. O inverno também é excelente para fazer trilhas, por causa do tempo seco. Já o verão, quando os rios estão mais volumosos, é perfeito para tomar banhos de cachoeira e praticar atividades na água, com rafting e cachoeirismo.

fonte:ecoviagem.uol.com.br


Como fazer uma boa viagem ?

How to make a good trip ?

Para fazer uma boa viagem é preciso tomar algumas providências, como, por exemplo, fazer uma completa revisão no automóvel, e observar alguns cuidados simples, principalmente com a água, com a alimentação e com o sol.

0 comentários:

História, cultura e consumo se unem no romântico Quartier Petit Champlain, em Québec, no Canadá

História, cultura e consumo se unem no romântico Quartier Petit Champlain, em Québec, no Canadá

HELOÍSA DALL'ANTONIA
De Québec, no Canadá *

Aos pés do aclive onde o chateau frontenac , em Québec, no Canadá, fica a região do Quartier Petit Champlain, um distrito histórico preservado, transformado em área de lazer. Com ruas estreitas e clima romântico, a área abriga diversas lojinhas dos mais variados produtos, além de restaurantes, cafés, e atrações turísticas.


Quartier Petit Champlain

Foto 8 de 23 - Região comercial do Quartier Petit Champlain é uma das mais antigas da cidade de Québec Heloísa Dall'Antonia/UOL

Uma das mais antigas ruas comerciais da cidade, o Petit Champlain entrou em declínio durante o século 19. A degradação da área avançou nos anos seguintes, até que Gérard Paris e Jacques De Blois compraram vários dos prédios, na década de 1970. Reformados, os edifícios foram revendidos à mesma cooperativa de artesãos e comerciantes que cuida da área até hoje. Atualmente, o grupo detém 27 construções locais e são considerados os responsáveis pela região.

Além do comércio, a região também engloba a Place-Royale, um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. A praça, considerada um dos centros de comércio mais importantes da cidade, também foi palco de execuções públicas. A área conta ainda com outros pontos históricos, como a casa Fornel (importante na história quebequense pela construção de seus porões), o Centre d’interprétation de Place-Royale e a igreja Notre-Dame-des-Victoires. Outras construções de destaque são o funicular e a escadaria Casse-Cou (considerada extremamente perigosa, e por isso mesmo batizada como 'quebradora de pescoços'), que liga a Terrasse Dufferin, no topo, com a rue Sous-le-Fort.

História em tela
Os afrescos do Petit Champlain são uma atração a parte para o visitante. Um deles, o Fresque des Quebecois, produzido em 1998 por um time de doze artistas, usa uma fachada de uma das construções da área para contar as origens da cidade de Québec. As quatro estações do ano estão ali representadas, assim como referências a lugares e personagens importantes da história do local. Outro deles, o Life in Quartier Petit Champlain, inaugurado em 2001, ilustra a história do bairro Cap-Blanc, mostrando as dificuldades já passadas pela localidade, que incluem bombadeiros e incêndios, além das pessoas comuns que ajudaram a construi-lo.

fonte:viagem.uol.com.br

0 comentários:

Ano Novo pelo Mundo

Ano Novo pelo Mundo


Mostrar / Esconder thumbs

Os costumes de alguns países para contar a passagem do tempo

Pular ondas, escolher a cor da calcinha, anotar promessas, beber champanhe, usar branco, soltar fogos e rojões, fazer contagem regressiva e mais inúmeras simpatias. As tradições de ano novo são muitas e cada um tem um jeito própria de passar a virada. Enquanto uns apreciam uma farta ceia com a família, outros vão para a praia se perder em meio a multidão de branco, e alguns ainda preferem uma boa contagem regressiva com um drinque em mãos dentro de uma balada. O adoro viagem te mostra a cultura do ano novo pelo mundo.

ALEMANHA
Se tem uma coisa que os alemães sabem fazer é festejar. Tudo regado a muita música e no último volume, e claro, muita cerveja. Pessoas capotadas perto do portão de Bradenburgo, em Berlim é uma cena comum no primeiro dia do ano. A simpatia que pega por lá, não é das mais saudáveis. A prática do Bleigiessen consiste em colocar um pouquinho de chumbo em uma colher e derreter em uma vela. Em seguida, o chumbo é jogado em copo com água e o formato que a peça metálica formar é um sinal do que estar por vir: Um coração significa casamento, um porco quer dizer fartura (algo facilmente explicável no país do joelho de porco), um navio quer dizer viagem e por aí vai...
EQUADOR
Com a virada do ano, o desejo generalizado é que nos próximos 365 dias coisas boas aconteçam, mudanças positivas e a possibilidade de esquecer o que aconteceu de ruim. Para os equatorianos a fórmula para esquecer as coisas ruins está no fogo. Eles criam bonecos em tamanho real, feitos com palhas, roupas e jornais velhos e botam fogo em tudo, simbolizando que todos devem deixar para trás os acontecimentos ruins para a sociedade. E não tem celebridade ou político que consiga fugir da piromania em praça pública. Se fosse no Brasil, o país inteiro ficaria em chamas.
JAPÃO
O país de tradição milenar mudou seu calendário lunar e agora praticamente acompanham o mundo ocidental, com a vantagem de ter três dias de festa de ano novo, e a deles começar antes que a nossa. Moti, o arroz deliciosamente grudento é desfrutado em abundância, as crianças ganham envelopes com dinheiro para trazer prosperidade, os ancestrais são lembrados e os quimonos especiais são tirados do armário para serem utilizados durante o tempo de festas. E claro, saquê é muito bem vindo. Kampai!
DINAMARCA
No norte gelado, se você pensa que festejar é beber para aquecer e comer bastante, você acertou parcialmente. Além de festejar, os dinamarqueses precisam arregaçar as mangas e fazer uma bela faxina na casa inteira. Dessa forma as energias positivas podem circular livremente pela casa. Um lado hippie nórdico com um quê de feng shui que poucos conhecem.
IRLANDA
Os irlandeses realmente gostam de festa, e sempre que possível, arranjam algum motivo para sair nas ruas e se divertir. Muitos pints de Guinness não podem faltar e beber até cair, isso é sinal de boa sorte no ano que se aproxima. Você pode esquecer seu nome, que você namora, que você precisa estar vestido para andar nas ruas e que você deixou uma torneira aberta em casa...mas nunca, em hipótese alguma você pode esquecer de preparar um arroz doce e deixar na sala da casa para os leprechauns (folcloricamente os guardiões dos tesouros escondidos...). Nenhum irlandês típico quer arranjar encrenca com essas criaturas um tanto quando sagazes.
ESCÓCIA
No país do uísque a tradição pede que você seja bastante sociável. É preciso andar bastante para cumprir o first-footing. Um bom escocês deve sair a meia-noite para visitar todos os amigos e parentes, já que isso traz boa sorte. Quer dizer, nem sempre. Existe uma simbologia por trás. Se o visitante que chegar na sua casa for um homem alto e moreno, pode ter certeza que você terá boa sorte (ainda mais se for uma mulher solteira), mas se for uma mulher loira, ahhh...isso dá azar! A justificativa está na lembrança dos invasores vikings que causaram o terror nas terras escocesas há muito tempo. Mas temos certeza que por aqui, muitos homens não se consideram supersticiosos e fariam de tudo para a visita ficar.

fonte:adoroviagem.uol.com.br

0 comentários:

quero conhecer Paris

Eric Kayser - Pães fõfos, delicados, macios, crocantes... quem resiste? Alguns de seus segredos está no tempo da fermentação. Experimente todos: Paline, Monge, de Seigle e Tourte. Vários endereços em Paris e pelo mundo afora, como Grécia, Tokio, etc. ( 87, rue d'Assas, 6º Site Oficial

Fauchon-

Há 114 anos na França, têm o melhor em iguarias, chás, geléias, doces, vinhos, pâtisserie e boulangerie, tudo super especial, exclusivo e nem sempre caro! Não deixe de provar os famosos fois-gras (30 tipos..) e também os chocolates! Vários endereços pelo mundo, só em Paris são 10. Gostoso para almoçar ou que tal tomar um maravilhoso chá em porcelana Limoges ? (26 e 30, Place de la Madeleine) Site Oficial

Gelati D´Alberto -

Sorvetes artesanais à la italienne...O chef italiano oferece sorbets (à base de água e não leite) fresquinhos e perfumados e mais de 30 sabores, hummm muito bons!(45, rue Moufettard, 75005) Site Oficial

Hediard-

Este merece uma visita! Um super empório "de luxe", com restaurante no mezanino delicioso. Lá é possível comprar delícias de todo planeta, desde 1854! Paraíso dos gourmets, com especiarias, confeitaria, frutas e verduras, e sua maravilhosa coleção de chás! (Vários endereços em Paris, gostamos do 21, Place de la Madeleine, tel. 0143128885) Site Oficial

Hugo & Victor -

A pâtisserie abriu em 2010 as portas em Paris, uh la la, só delicias em lindas embalagens na boutique-conceito dos sonhos! Preços por volta de 5,50, e os chocolate vem embalados em caixas inspiradas em moleskin! Aberta de 2ª `a 6ª das 8:15 às 20:15hs, fim-de-semana das 9 às 20:15hs (40 boulevard Raspail, 75007, pertinho do Bon Marché)

La Carette -

Ideal para um pit stop! Pâtisserie para hora do chá, com sanduíches na baguette, lanchinhos rápidos e doces mais que lindos... gostosos! Macarons e os melhores finaciers de Paris, uh la la! ( 4, Place du Trocadero, 75016) Site Oficial

La Régalade de la Tour Eiffel - Na beira do Sena, quando sair da torre Eiffel em direção ao Trocadero pare e experimente os melhores crepes de rua de Paris! O campeão é o de marron (castanhas) e o 2º lugar o de Nutella. Imperdíveis!

Ladurée-

Se você é louco por "macarons" este é o lugar! Se não, vale a pena experimentar; uma invenção do início do séc. XX, são redondinhos, coloridos, parecendo bem-casados; tipo biscoito de marzipan! Experimente todos, principalmente o Caramel Salée. Humm..(16, Rue Royale) Site Oficial

La Boutique de La Petite Scierie - Numa pequena loja na Ile de Saint Louis, na ruazinha mais movimentada da ilha uma bela surpresa: fantásticos aspargos e um foie gras dos deuses. Eles vendem produtos de fabricação caseira de sua fazenda em Pouilly, no vale do Loire. Aberta todos os dias das 11 às 20hs, aproveite para experimentar, o dono é super simpático e adora o Brasil. ( 60, rue Saint-Louis en L´ile, 75004, metrô Pont Marie)

La Maison du Chocolat - De enlouquecer qualquer um....Com lojas em Nova York, Tokyo e várias em Paris para você se deliciar! (19, rue de Sèvres e 8, Blvd. la Madeleine) Site Oficial

Maison Berthillon-

Experimente os melhores sorvetes de Paris!!! Sabores sensacionais, como:

Les crèmes glacées
(lait, jaune d'oeuf, crème fraîche, sucre, parfum naturel)
Agenaise
Amandine
Banane
Cappuccino
Café au Whisky
Caramel
Caramel au Gingembre
Chocolat noir
Chocolat du mendiant
Chocolat au nougat
Chocolat blanc
Gianduja noisette
Chocolat blanc du mendiant
Créole
Dauphinois
Feuille de menthe
Grand-Marnier
Gianduja orange
Marron glacé
Moka
Noisette
Noix
Nougat au miel
Pain d'épice
Pistache
Plombières
Praliné aux pignons
Réglisse
Tiramisu
Vanille
The earl grey
Noix de coco
Cannelle

Na Ile Saint Louis, perto da Notre Dame .
(31, rue St.Louis-en-I´le e o tel. 01 43 54 31 61)
Site Oficial

Pierre Hermé -

Ex-Fouchon, ex-Ladurée, Hermé resolveu abrir loja em Tókio, e foi o maior sucesso que então abriu em Paris, ainda bem! Doces de ingredientes inusitados, lindos e irresistíveis! Famoso por criar doces de acordo para as diferentes estações; Primavera-Verão e Outono-Inverno provoca filas na porta! Macarons aux Noisettes, Pistache , Citron e de Azeite de Oliva.. (72, rue Bonaparte 75 006, e 185, rue de Vaugirard 75 015) Site Oficial

Pierre Marcolin -

Do famoso e premiado chocolateur belga Pierre Marcolin, é um exemplo da "alta-costura" em bombons, mais de 60 variedades, com ingredientes mega selecionados como baunilha de Madagascar, Tahiti, até cacau do Brasil ! Horários: 2ª das !4 às 18hs , 3ª à sáb. das 10 às 19hs e dom. das 10 às 17:30hs. (89, rue de Seine, 75006 metrô: Mabillon or Saint-Germain-des-Prés e 3, rue Scribe, metrô Opera) Site Oficial

Poilâne-

A mais famosa padaria de Paris, criada em 1932, Pães de enlouquecer, com muita técnica e ingredientes prá lá de selecionados merecem uma visita! Para quem adora pão, não deixe de experimentar o maravilhoso com passas e nozes!!....(8, rue de Cherche Midi, perto da estação Sèvre-Babylone em Saint Germain) Site Oficial

Toraya -

Uma das mais tradicionais casas de chá do Japão, está há 25 anos em Paris, perto da Place de la Concorde, servindo delicadas patisseries com todo ritual do chá japones. Fecha aos domingos e feriados. (10, rue saint Florentin) Site Oficial

C A F É S

Das coisas melhores do mundo: sentar num Café em Paris, pedir um bom expresso ou delicioso chocolate quente e ficar vendo a vida passar!...

Café Blanc- Na loja do costureiro sensação dos anos 60 Courrèges, que fazia um dos melhores perfumes do mundo! (Empreinte, hum...) O estilo é...um tunel do tempo, com 10 mesas brancas! Bagels com fois gras, salmon, etc, coisinhas gostosas e sobremesas. (40, rue François 1er )

Café de La Paix -

A melhor coisa do mundo é sentar nas mesinhas do lado de fora, em frente à Ópera Garnier e ver a vida passar... Não deixe de entrar para ver como é lindo, imperdível! (Place de l´Opera com Blvd. des Capucines) Site Oficial

Café de Flore-

Uma lenda em Paris, encontro dos grandes filósofos, berço do surrealismo!...Visita obrigatória para brindar um encontro inesperado em Paris, ou simplesmente a alegria de estar aqui! (172, Boulevard Saint Germain, 75006, Rive Gauche) Site Oficial

Café Les Deux Magots-

Sartre, Picasso, François Truffaut, Simone de Beauvoir eram assíduos frequentadores. Este é outro café literário super famoso que merece uma visita! Peça um vinho ou simplesmente um café e fique vendo o mundo passar!...(6, Place Saint Germain des Prés, do lado da igreja) Site Oficial

Emporio Armani Café-

No mezanino, o café é um dos lugares mais tranquilos da cidade. Clima italiano chic, onde tudo é gostoso! Experimente a Saltata di Piccata Al Limone (149, boulevard Saint Germain. 75006. Tel: 01 45 48 62 15. Site Oficial

Le Fumoir - Na frente do Louvre um mix de café-bar-restaurante-biblioteca... com clima de café literário de antigamente, super gostoso! (6, rue LÁmiral Coligny ) Site Oficial

Le Café Bleu - Localizado na elegante boutique Lanvin, lá é possível se deliciar com caviar e blinís enquanto os baixinhos devoram cheeseburger! Aos domingos um brunch maravilhoso! (15, Rue du Faubourg Saint Honoré)

R e s t a u r a n t e s B r a s i l e i r o s

Está na moda o Favela Chic . Virou badalado e faz muito sucesso sua caipirinha! Para que estiver com saudades do Brasil... (18, rue du Faubourg-du-Temple, perto da Bastille. Tel.01 40 21 38 14) Site Oficial

Fast Food

Louco por um Big Mac? Aqui em Paris tem! Pense bem: afinal você está em Paris....

Cosi - Cosi vem do nome da opera de Mozart; "Cosi fan tutti" e é o que se ouve no restaurante que é mínimo e escondidinho. Aqui a estrela é o pão; Cosi é uma focaccia quentinha, assada na sua frente e recheada do jeito que quiser, hummm! (54, rue de Seine, metrô Odeon, St-Germain-des-Prés, 75006)

Quick - Rede belga de fast food que se instalou na França desde 1980 e traz novidades adaptadas ao paladar francês, por exemplo usando queijo Emmenthal, omeletes e muitas saladas ... Um mundo de gente e confusão, para quem não liga e tem pressa. Mas quem não liga mesmo!(2, rue Pierre Lescot, Les Halles) (Site Oficial)

Mc Donald´s - Forum Les Halles (1, rue Pierre Lescot e também na rue de Rivoli) Site Oficial

Viagio- Do grupo Bertrand (lojas Printemps) é um fast food de pastas. Massas e molhos , além de sanduíches e saladas para quem tem pressa e não quer gastar. O lugar é sem graça, pense bem antes de entrar; afinal você está em Paris...(22, rue Cujas, metrô Cluny La Sorbonne)

R e s t a u r a n t e c o m C r i a n ç a s

Cafés, cafés, cafés, em todas as esquinas, sempre com Croque-Monsieur, hot dogs (sempre com queijo), quiches, hamburguers, e sobremesas Creme Brulées sempre são bons. Mesinhas na calçadas, que delícia, para assistir o movimento das ruas, aproveite!

HARD ROCK CAFÉ -

Famoso no mundo todo, vale uma espiada para ver a decoração, com dezenas de guitarras, roupas e relíquias de grandes nomes do rock como Madonna, Elvis, etc. estão aqui espalhados. O som é super alto e o hamburguer é ótimo! A meninada adora comprar (na lojinha anexa ) tudo com o famoso logotipo. (14 bd Montmartre) 75009, ao lado do Musée Grevin. Métro Richelieu-Drouot. Site Oficial

CCHICAGO MEATPACKERS - Este é muito legal porque foi pensado realmente nos baixinhos. Numa decoração agradável onde circula um trem em miniatura, as crianças podem saltar alegremente sem nenhuma preocupação. Às quartas-feiras, sábados e domingos na hora do almoço as crianças podem assistir a um espectáculo. A cozinha é correta com pratos tipicamente americanos como Spare Ribs. As bebidas são servidas em copos plásticos.(8 rue Coquillière 75001 Métro Les Halles).

JOE ALLEN - Restaurante tipo Nova York em Les Halles para matar as saudades de um belo hamburguer ! Aberto todos os dias das 12 às 2hs da manhã e bem simpático para um branch no domingo com pankakes, ovos com bacon, tudo que tem direito. Fala-se inglês (30, rue Pierre Lescot, com Rue Etienne Marcel ) Site Oficial

LA BUVETTE DES MARIONNETTES -

Este é um pequeno restaurante divertido e charmoso. As crianças assistem ao teatro de marionetes enquanto almoçam. Bom para encontrar vips como Chiara Mastroianni e Charlotte Gainsbourg. (326, rue de Vaugirard 75006, no Jardin de Luxembourg)

LA CAFÉTERIE DU MUSÉE RODIN-

Surpresa! Este lugar é muito especial, com tortas e comidinhas deliciosas e é possível levar seus filhos, deixa-los correr no jardim e almoçar num lugar lindo! O prédio é do séc. X oferece uma viagem ao mundo da arte de Rodin. Se o museu parece um pouco difícil para os baixinhos, aproveite o parque de esculturas que é uma iniciação à obra de Rodin e um passeio super bacana! Fecha às 2ªs feiras. (77, rue de Varenne 75008, metrô Varenne).

HIPPOPOTAMUS -

Lugar descontraído, costuma agradar os baixinhos e seus pais também! Variado, você pode escolher saladas gostosas, grelhados e massas, com um preço super accessível. Há também uma lojinha com o hipopótamo mascote, para que não resiste; bonés, ioiôs, relógios, bichos de pelúcia, etc. Com 20 filiais espalhadas pela cidade, é fácil de encontrar. Sempre com promoções para os baixinhos.(1, Blvd. des Capucines, 75002, metrô Opera)Site Oficial

PLANET HOLLYWOOD -

Famoso no mundo todo, vale uma espiada para ver a decoração, principalmente para os fãs de Guerra nas Estrelas! São 4.000m2 de guitarr, roupas e relíquias de grandes nomes do rock ! Com 8 telas gigantes é possível assistir trechos de filmes que marcaram nossas vidas!... Para as crianças um programa muito divertido para o almoço! (78 Ave. des Champs-Elysées 75008) Site Oficial

0 comentários:

Os Lugares Mais Visitados Do Mundo

Os Lugares Mais Visitados Do Mundo

The most visited places in the World


Os Lugares Mais Visitados Do Mundo
No mundo existem diversos lugares bonitos e históricos que podem e devem ser visitados caso você tenha a possibilidade de o fazer.
Muitas partes de nosso mapa contém os lugares mais visitados e almejados por muitas pessoas, variando de interesses, alguns buscam historia,conhecimento e outros lazer, ou até mesmo os dois juntos.
Em Paris temos a torre Eifel, um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo, e um dos mais visitados também, temos também na mesma cidade o museu de Louvre, um dos melhores no ramo.
Na Itália temos a conhecida torre de Pizza, tornando um dos pontos mais visitados do pais juntamente com Roma que é uma das cidades mais históricas do páis e do mundo em geral.
Para quem gosta de praia existem algumas das melhores praias e mais lindas já vistas como por exemplo o Caribe, ou até mesmo o Hawai, praias essas muito visitadas durantes o ano.
Tais passeios podem sair um tanto quanto caro, e não são todas as pessoas que podem chegar a conhecê-los, o que é uma pena, pois é algo tão maravilhoso que deveria ser obrigatório que chegasse ao conhecimento de cada ser humano que habita esse mundo.
Mas uma das maiores maravilhas do mundo é sem duvida o Cristo Redentor que fica na cidade do Rio de Janeiro, um lugar mais acessível para que possamos conhecer e sem duvida não iremos nos arrepender, juntamente com o tão conhecido Pão de Açúcar, são talvez os maiores tesouros em termos turísticos de nosso país.

fonte:guiadicas.com


Fotos do Cotidiano do Município de Tauá e das ações da Prefeitura

Cultura e Lazer

Parque da Cidade



Turismo e História



Turismo e Belezas Naturais

Cidade - Visão Áerea




Educação e Trânsito Seguro

Lazer e Festividades




Cultura e Diversidade




fonte:taua.ce.gov.br





Pontos Turísticos de Sobral ceará



MUSEU DOM JOSÉ

Construído pelo Major João Pedro Bandeira de Melo em 1844, o prédio em estilo império é integrante da Segunda Fase dos sobrados sobralenses. Ao início da década de 1940 passou a ser o Palácio Episcopal de Dom José, permanecendo assim até o final da década de 1960.
Fundado oficialmente por Dom José Tupinambá da Frota em 29 de março de 1951, o Museu possui um valioso acervo adquirido entre os anos de 1916 e 1959. Dom José recolheu peças em Sobral, e outras regiões do Ceará, do Maranhão, do Pará e do Amazonas chegando, atualmente, a compor um acervo com mais de 30.000 peças, além de uma coleção numismática com 20.394 moedas.
O Museu Dom José possui coleções de porcelana, cristal, imaginária, mobiliário, paleontologia, etnologia, arqueologia, armaria, numismática, indumentária, ourivesaria, iconografia, adereços e acessórios. É uma instituição ligada à arte, nacional e européia, dos séculos XVII, XVIII e XIX. Hoje é considerado o maior Museu do Ceará e um dos maiores do Brasil em Arte-Sacra e Arte Decorativa, tornando-se assim, um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses.

TEATRO SÃO JOÃO

Construído entre 1877 e 1880 por iniciativa de particulares da Sociedade Cultural União Sobralense, sendo assim o segundo Teatro mais antigo do Ceará. Em 1983, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Estadual sendo o primeiro monumento tombado do município e, em 12 de agosto de 1999, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo completamente reformado entre os anos de 2000 e 2004 por um levantamento arqueológico feito pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco e reinaugurado no dia 29 de dezembro de 2004.
Após o resgate histórico de sua arquitetura original, o Teatro com capacidade para 300 pessoas, recebeu melhorias na sua estrutura com a instalação de modernos equipamentos de iluminação, cenotécnica, sonorização, acústica e um completo sistema de refrigeração e mobiliário
Em estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano e platéia em formato de ferradura com balcões, o teatro São João foi construído acompanhando a tendência européia que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referencia histórica, cultural e artística do Estado.

IGREJA DA SÉ

A antiga Matriz construída provavelmente em meados de 1700, pelo cura Antonio de Carvalho e Albuquerque foi demolida pelo Padre João Ribeiro Pessoa devido as péssimas condições em 1777. Mais tarde, quando Sobral já se eleva a Vila, foi autorizada pelo Visitador Manuel Antonio da Rocha a construção de uma nova igreja, sendo lançado a pedra fundamental da atual matriz a 02 de novembro de 1778. O seu frontispício é um dos mais bonitos do Ceará. Notável pórtico com arco de pedraria lavrada em liós, importada de Portugal.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETINHOS

A atual Igreja do Rosário foi construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sobral, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Senhora do Rosário. Era comemorado no período da festa de N. Sra do Rosário, a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que, em Sobral, se realizou esta festa foi em janeiro de 1889, após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo.
A Igreja do Rosário, a mais antiga de Sobral, sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota, tais como as ampliações laterais em 1914 . Em 1926, já como bispo, Dom José mudou o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos e mandou retirar as tribunas laterais típicas do século XVIII. Entre 1941 e 1942 foi reformado o altar mor conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio.



CÂMARA MUNICIPAL

Edificada em meados do século XVIII, o andar térreo era ocupado pela cadeia e o andar superior pela Câmara de Vereadores.
A Primeira Sessão realizada na Câmara foi a 05 de julho de 1773, data em que a localidade de Caiçara foi elevada à categoria de vila com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral.

CASA DO CAPITÃO MOR

Encontra-se no núcleo que deu origem à cidade de Sobral, uma das mais antigas casas da cidade que pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, provavelmente construída em 1772, embora esta não fosse sua residência principal, pois sua morada oficial era no Sitio Santa Ursula, na Meruoca, assim, servia-lhe apenas de apoio nas suas vindas para Sobral. José de Xerez foi vereador da primeira Câmara da Vila Distinta e Real de Sobral e Juiz de órfãos. Ao visitar a França, recebeu do Duque de Choiseul mudas de café que trouxe e plantou em seu sítio. Maria Thomazia, bisneta, recebeu grande destaque em todo o Ceará ao tornar-se a presidente da Sociedade das Senhoras Libertadoras do Ceará, instituição que lutou pela abolição da escravatura do Ceará.



CASA DA CULTURA

Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge De Sousa, por volta de 1856. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, e por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa / Figueredo, reconstruindo em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais.
Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredos”, A Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a Casa abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e a Casa da Cultura onde dispõe-se de galerias, sala de cine-vídeo, atelier e espaço de convivência.



ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO JOSÉ WILSON BRASIL

Prédio do final do século XIX, pertenceu a Francisco Juvêncio de Andrade, cirurgião dentista, nasceu em Santana do Acaraú a 25 de março de 1881. A casa foi herdada por sua filha, Ana Rodrigues de Andrade.
Após um processo de reforma, a casa recebeu o nome do Cônego José Egberto Rodrigues de Andrade, filho de Ana Rodrigues. Atualmente, o espaço abriga a Escola de Música de Sobral José Wilson Brasil, homenagem a um dos fundadores da Banda de Sobral e um dos grandes conhecedores da história do Município.
Inaugurada em 2003, a Escola dispõe de uma moderna infra-estrutura com capacidade para aproximadamente 700 alunos, compõe a Banda de Música, o Coral Vozes de Sobral e a Orquestra Jovem de Sobral. A Escola oferece cursos de Violino, Viola, Contrabaixo Acústico, Violoncelo, Teclado, Contrabaixo Elétrico, Bateria, Percussão, Guitarra, Saxofone, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Flauta Doce, Violão Clássico, Violão Popular, Canto e Coral atendendo prioritariamente aos estudantes da Rede Pública de Ensino,


ARCO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Situado na Av. Dr. Guarany, é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. Foi Construído por iniciativa de Dom José, em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. O Arco foi projetado por Falb Rangel e executado por Francisco Frutuoso do Vale.



MUSEU DO ECLIPSE

O Museu do Eclipse foi criado em 1999 pela Prefeitura Municipal de Sobral para comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, ocorrido na manhã do dia 29 de maio de 1919.
Em exposição permanente, painéis contendo mapas e fotos da cidade de Sobral na época do Eclipse, dos integrantes das comissões brasileira e estrangeira para observação do fenômeno, instrumentos utilizados pelos cientistas e um telescópio adaptado com uma câmera digital de alta resolução, sendo este, considerado um dos aparelhos mais potentes do Norte e Nordeste do país.
O Museu é hoje um ícone de divulgação histórica e cientifica da Região Nordeste do Brasil, estando acessível para visitantes de todas as idades e estudantes de todo o país.



MUSEU MADI

O Museu Madi Internacional de Sobral foi inaugurado no dia 05 de julho de 2005, nas comemorações dos 232 anos da cidade.
O artista plástico, Carmelo Arden Quin, foi quem coordenou o acervo das doações de mais de 70 membros do grupo Madi de vários países e continentes que compõe o primeiro museu Madi do Brasil, em Sobral. O movimento Madi, criado pelo próprio Arden Quin, teve início nos anos 40 no Uruguai com a publicação da revista Arturo. O nome Madi não tem origem definida, uma das possibilidades é Materialismo Dialético, Abstração, Invenção, Movimento, Dimensão, ou simplesmente, letras tiradas do nome de Carmelo Arden Quin.
Os artistas do Movimento Madi se utilizaram com total liberdade dos movimentos de vanguarda europeus como o Dadaísmo, o Construtivismo russo, entre outros, como ponto de partida para suas invenções. Nas últimas décadas, esse Movimento se manteve ininterrupto e é grande o número de artistas e manifestações artísticas influenciados por ele.



PALÁCIO DE CIÊNCIAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Inaugurado como Grêmio Recreativo Sobralense, em 1926, o Palace foi palco de espetáculos sofisticados durante seu período de funcionamento. Esta obra se enquadra no ecletismo arquitetônico, estilo originado na França em meados do século XIX. Funcionou como Fórum de Justiça Dr. José Sabóya de Albuquerque até janeiro de 1997. Hoje, após ter sido restaurado pela Prefeitura Municipal de Sobral em 2000, constitui o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, onde funcionam cursos de Inglês, Espanhol e Informática atendendo, principalmente, aos alunos de escola pública.

fonte:sobral.ce.gov.br




Santiago do Chile

Santiago do Chile está localizada ao pé da Cordilheira dos Andes. Sua arquitetura mescla prédios modernos com construções neoclássicas e coloniais.

Entre as atrações de Santiago do Chile, estão parques, museus, igrejas históricas e uma intensa vida noturna.

Plaza das Armas

È o centro de Santiago e o marco zero do Chile, de onde se marca as distâncias de todo o país. Ao seu redor estão importantes construções históricas como a Catedral Metropolitana de Santiago do Chile, o Museu Histórico Nacional, o a prefeitura, entre outros.

Mercado Municipal

Inaugurado em 1872, este pitoresco lugar foi inicialmente destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado, onde pode-se encontrar produtos típicos do Chile. No local também funciona um restaurante especializado em frutos do mar.

Palácio de la Modena

Construído no sec. XIII, abrigava a Real Casa da Moeda do Chile e, posteriormente se tornou a sede do governo chileno. Em frente ao Palácio, localiza-se a Praça de la Constituición, onde a cada 48 horas, realiza-se a Troca da Guarda.

Cerro Santa Lúcia

Local de fundação da cidade de Santiago do Chile, no seu ponto mais alto, abriga antigas construções espanholas que simulam fortificações medievais.

Atrações do Chile

Púcon

Ao pé do vulcão ativo Villarrica, Pucón oferece oferece uma excelente estrutura turística e uma natureza exuberante, ideal para a prática de esportes radicais, desde o snowboard até o rafting. Uma das maiores atrações é o balneário localizado às margens do Lago Villarrica.

Rota dos Vinhos

A região central do Chile é a maior produtora de vinhos do país. Além das belas paisagens que compõe o roteiro, é possível acompanhar a elaboração de alguns dos melhores vinhos produzidos fora da Europa, e o que é melhor, degustá-los.

Valparaíso

É o principal porto do Chile, e também o mais antigo. Durante o verão, o balneário de águas frias às margens do Pacífico fica lotado de turistas.

Viña del Mar

É o principal balneário do Chile, próximo à Valparaíso. O balneário oferece além das praias, uma excelente estrutura turística com hotéis, cassinos, bares e restaurantes.

Ilha de Páscoa

A 4.000 km da costa do Chile, é famosa pelas misteriosas estátuas de pedra (Moais), pela rica fauna e flora, e pelo cenário paradisíaco que, reza a lenda, emoldurou as aventuras de Robinson Crusoé. A Ilha de Páscoa também é conhecida por ser um dos melhores picos de surf do mundo.

Deserto do Atacama

O deserto mais árido do mundo está localizado ao norte do Chile, e se estende desde o Pacífico até os pés da Cordilheira dos Andes.

A região é pouco habitada, porém guarda muitos encantos, como o Vale da Lua, os Gêiseres del Tatio, entre outros, além de muitos fósseis conservados pela aridez do local.

Patagônia Chilena

Uma das regiões mais austrais do planeta, a Patagônia guarda inúmeros encantos naturais e uma fauna única. Para saber mais detalhes, clique em Patagônia, no menu ao lado, e conheça um pouco mais sobre este destino fascinante.

Fonte: www.viabrturismo.com.br

Arquitetura do Chile

Durante o século XIX surge um novo urbanismo, baseado em dois estilos diferenciados: o modernismo e o engenheirismo. A arquitetura encontra refúgio nas grandes urbes, onde a falta de espaço faz com que se busquem soluções na verticalidade, na maior altura de uns edifícios. Também, se começa a levar em conta as zonas verdes na hora de desenhar os novos traçados urbanos. Vive-se um novo "renascimento" com o auge de estilos baseados no passado, como o neo-egípcio importado por Napoleão, ou o neo-índio inglês baseado na relação de sua colônia. Em Espanha, apareceu o neo-árabe que influiu em construções como algumas praças de touros.

Entre os séculos XIX e XX, nasce o modernismo, caracterizado por suas formas orgânicas e a preponderância das curvas, algo que dá uma sensação de movimento a suas obras. Como imitação à natureza, outro de seus rasgos mais notórios é sua ornamentação com formas vegetais. Antoni Gaudí foi um dos artistas mais representativos desta corrente artística.

A sociedade no século XX tem novas necessidades, que pedem uma nova arquitetura que ofereça soluções. Procura-se um maior conforto e respostas ao aumento demográfico. Ademais, o processo de globalização provocou uma internacionalização da arquitetura. O processo de urbanização experimentado pelos países ibero-americanos durante esta centúria provocou que o urbanismo e a arquitetura cobrassem uma especial relevância. Pouco a pouco, desde os inícios do século anterior, foram chegando aos países ibero-americanos novas escolas: Art Noveau, o modernismo, o funcionalismo e os primeiros passos do organicismo, ainda que em alguns países, como Bolívia, seguia ainda vigente o Beax Art.

Ibero-América deu importantes nomes ao mundo da arquitetura. México contou com figuras como as de Emilio Rosenblueth, interessado em solver a precariedade das construções ante os movimentos sísmicos, Pedro Ramírez Vázquez, um dos principais criadores de instalações desportivas ou Luis Barragán, ganhador do prêmio Pritzker, um dos mais importantes galardões aos que pode optar um arquiteto. Estes junto com Juan O'Gorman, foram os líderes de uma primeira geração que consolidou a arquitetura contemporânea neste país.

Brasil tem nas obras de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, seus máximos expoentes. O primeiro foi fundador em seu país da arquitetura moderna e o segundo, reconhecido por seu plano urbanístico da cidade de Brasília. Também brasileiro é outro dos nomes finque desta arte, Ruy Ohtake. Sempre interessado em novas buscas de inovação, tanto de materiais como de desenhos, seus projetos também destacam por sua funcionalidade. Outros nomes relevantes da arquitetura brasileira do século XX são os de Gregorio Warchanchik e Alfonso Reidy.

Em Argentina, há que destacar a Cesar Pelli, quem realizou suas principais obras fora de seu país. Em 1977 foi nomeado decano da Escola de Arquitetura da Universidade de Yale (Estados Unidos). Entre seus reconhecidos trabalhos destacam o World Financial Center em Nova York (1987, Estados Unidos), o edifício de física e astronomia em Washington (1991, Estados Unidos), as torres Petronas em Kuala Lumpur (1997, Malásia), e o terminal norte do aeroporto nacional de Washington (1997, Estados Unidos). Também citar a Clorindo Testa, que apesar de ser de origem italiana, é o primeiro representante da nova geração de arquitetos argentinos.

Uruguai tem na figura de Julio Vilamajó a um de seus maiores criadores. Sua obra goza do reconhecimento além dos limites do país, graças a sua integração com o meio.

Outros arquitetos ibero-americanos que destacaram no último meio século foram o venezuelano Carlos Raúl Villanueva, o colombiano Rogelio Salmona, o uruguaio Eladio Dieste e o chileno Enrique Browne.

Entre os arquitetos destas últimas décadas cabe destacar a Alberto Kalach, que forma com Daniel Álvarez um grupo chamado Ateliê de Arquitetura X. Um grande expoente da arquitetura colombiana é o já mencionado Salmona, cuja obra irrompe formalmente na história recente da arquitetura de Bogotá, enquanto em Chile, desponta a figura de Mathias Klotz.

A estes nomes se unem Carlos Mijares Bracho, e os chilenos San Martín - Wenbourne - Pascal, e o argentino José Ignacio Díaz.

Na Península Ibérica, além do já mencionado Gaudí, destacam o português Álvaro Siza Vieira, ganhador do primeiro prêmio europeu de arquitetura Mies Van der Rohe em 1988, bem como o espanhol Joseph Lluís Sert, quem trabalhou no estudo de Le Corbusier, e sua obra pode ser encontrada desde Estados Unidos a Espanha, passando por Colômbia.

A arquitetura do século XX esteve marcada na Península pelo estilo funcionalista. Não se tratou de um movimento artístico, mas de um princípio estético racionalista que se manifestava em obras ligadas a diferentes tendências. Os arquitetos mais característicos deste movimento eram Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius, com sua escola Bauhaus. Em Espanha, o funcionalismo arraigó profundamente em figuras como o já mencionado Josep Lluis Sert, um dos seus mais claros expoentes no contexto nacional e internacional.

Entre os arquitetos mais representativos da arquitetura pós-moderna se encontra Ricardo Bofill, fiel a um estilo arquitetônico que, apesar de estar vinculado a estilos e correntes elitistas, tenta comunicar-se com o público em general e que este o assimile.

Outro que ganhou projeção internacional, foi Enric Miralles quem, antes de seu falecimento no ano 2000, deixou um legado merecedor de vários prêmios como o Nacional de Arquitetura (1995). Mostra de seu trabalho é o museu Cárcova de Buenos Aires (Argentina).

Também na Espanha, existem dois arquitetos que conseguiram fama internacional com seus trabalhos. Santiago Calatrava, especializado na construção de pontes e Rafael Moneo, prêmio Príncipe de Viana e prêmio Pritzker, em reconhecimento a sua obra

Fonte: www.ciberamerica.org

0 comentários: