Recent Posts

História, cultura e consumo se unem no romântico Quartier Petit Champlain, em Québec, no Canadá

História, cultura e consumo se unem no romântico Quartier Petit Champlain, em Québec, no Canadá

HELOÍSA DALL'ANTONIA
De Québec, no Canadá *

Aos pés do aclive onde o chateau frontenac , em Québec, no Canadá, fica a região do Quartier Petit Champlain, um distrito histórico preservado, transformado em área de lazer. Com ruas estreitas e clima romântico, a área abriga diversas lojinhas dos mais variados produtos, além de restaurantes, cafés, e atrações turísticas.


Quartier Petit Champlain

Foto 8 de 23 - Região comercial do Quartier Petit Champlain é uma das mais antigas da cidade de Québec Heloísa Dall'Antonia/UOL

Uma das mais antigas ruas comerciais da cidade, o Petit Champlain entrou em declínio durante o século 19. A degradação da área avançou nos anos seguintes, até que Gérard Paris e Jacques De Blois compraram vários dos prédios, na década de 1970. Reformados, os edifícios foram revendidos à mesma cooperativa de artesãos e comerciantes que cuida da área até hoje. Atualmente, o grupo detém 27 construções locais e são considerados os responsáveis pela região.

Além do comércio, a região também engloba a Place-Royale, um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. A praça, considerada um dos centros de comércio mais importantes da cidade, também foi palco de execuções públicas. A área conta ainda com outros pontos históricos, como a casa Fornel (importante na história quebequense pela construção de seus porões), o Centre d’interprétation de Place-Royale e a igreja Notre-Dame-des-Victoires. Outras construções de destaque são o funicular e a escadaria Casse-Cou (considerada extremamente perigosa, e por isso mesmo batizada como 'quebradora de pescoços'), que liga a Terrasse Dufferin, no topo, com a rue Sous-le-Fort.

História em tela
Os afrescos do Petit Champlain são uma atração a parte para o visitante. Um deles, o Fresque des Quebecois, produzido em 1998 por um time de doze artistas, usa uma fachada de uma das construções da área para contar as origens da cidade de Québec. As quatro estações do ano estão ali representadas, assim como referências a lugares e personagens importantes da história do local. Outro deles, o Life in Quartier Petit Champlain, inaugurado em 2001, ilustra a história do bairro Cap-Blanc, mostrando as dificuldades já passadas pela localidade, que incluem bombadeiros e incêndios, além das pessoas comuns que ajudaram a construi-lo.

fonte:viagem.uol.com.br

0 comentários: