Recent Posts

Principais Pontos Turísticos de Roma

Vaticano - Basílica de São Pedro, Tumbas dos Papas, Museus



A basílica, as tumbas e a cúpula é possível visitar em um dia só. Para visitar os museus, onde está a famosa Capela Sistina, você precisa de, no mínimo, 3 horas (sem contar o tempo que se perde na fila, que em alta temporada é enorme). Veja os hotéis próximos ao Vaticano
Dica: Veja como evitar fila no Museu Vaticano. O Museu fecha aos domingos, porém todo o último domingo de cada mês ele abre gratuitamente. Dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo) a entrada também é gratuita. O Roma Pass não vale para o Museu Vaticano.

Castel Sant’Angelo



Também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usada como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Veja os hotéis próximos ao Castel Sant'Angelo

Dicas: O Castel Sant'Angelo fecha às segundas-feiras.

Piazza Navona



Essa belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos. Veja os hotéis próximos à Piazza Navona

Dicas: nela se localiza a Embaixada Brasileira.

Pantheon



Templo dedicado a todos os deuses romanos
, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita. Veja os hotéis próximos ao Pantheon

Piazza Venezia



Umas das mais famosas praças romanas, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e que abriga o corpo de um Milite Ignoto (soldado desconhecido) da Primeira Guerra Mundial representando todos os soldados que não puderam ter um túmulo com seus nomes.

Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museo Centrale del Risorgimento.

Veja os hotéis próximos à Piazza Venezia

Dicas: O Museu do Risorgimento possui um grande repertório de Giuseppe Garibaldi. Agora existe um elevador nas costas do monumento pelo qual é possível subir em seu ponto mais alto (custa, mais ou menos, 7 euros). Dá pra ver quase tudo de Roma, é muito legal, porém um pouco caro. Quem aguenta pode subir por uma escada interna do momumento, são 196 degraus! Fecha às segundas-feiras.

Campidoglio



O monte capitolino é uma das sete colinas de Roma e é onde se situa a sede oficial do prefeito da cidade.

A praça foi modificada diversas vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo em 1536.

O artista queria que a principal atração da praça fosse o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio (a estátua original se encontra nos Museus Capitolinos).

Dicas: Na parte de trás do Campidoglio é possível ver e tirar fotos belíssimas do Fórum Romano. Ao lado da praça se encontra a igreja Santa Maria in Aracoeli, onde Santa Helena, mãe do imperador Constantino, está sepultada.

Fórum Romano



Era o centro comercial, religioso e político da Roma Imperial. Veja os hotéis próximos ao Foro Romano

Dicas: O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Coliseu e Palatino também.

Fórum e Mercado de Trajano



Foi o último (cronologicamente) dos fóruns imperiais da Roma Antiga. O Mercado de Trajano é considerado o primeiro shopping center da história.

Dicas: A entrada do Mercado de Trajano fica na Via IV Novembre 94, uma travessa da Via dei Fori Imperiali. Fecha às segundas-feiras.

Coliseu



Construído nos anos 70 d.C. foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc. Veja os hotéis próximos ao Coliseu

Dicas: Ao contrário do que se pensa, muito provavelmente, os cristãos não foram martirizados no Coliseu, mas sim, no Circo Máximo. O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Fórum Romano e Palatino também.

Arco de Constantino



Situado entre o Coliseu e o Palatino, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C. Veja os hotéis próximos ao Arco de Costantino

Palatino



Uma das sete colinas de Roma, é uma das partes mais antigas da cidade.

Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nessa colina.

Foi sede das residências dos aristocratas (época republicana) e imperadores (período imperial) de Roma.

Dicas: Há mais ou menos um ano foi aberta para visitação parte da casa do Imperador Augusto (primeiro imperador de Roma). O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Fórum Romano e Coliseu também.

Circo Máximo



Era uma arena muito antiga usada para jogos e entretenimento pelos reis etruscos. Depois do século II a.C., começou a ser utilizada também para festivais, corridas de bigas, batalhas navais, combates entre gladiadores, entre animais, martírios de cristãos e chegou a ter capacidade para até 250.000 espectadores.

Hoje não existe mais quase nada do antigo Circo Máximo, somente poucas ruínas.

Veja os hotéis próximos ao Circo Massimo

Dicas: Como restou uma grande área livre hoje é usado para realizar grandes shows, comícios, manifestações, etc., ou é usado simplesmente como uma área de lazer para romanos e turistas. Ao lado do Circo Máximo existe o Roseto Municipal de Roma que abre ao público de maio a junho.

Termas de Caracalla



Uma das maravilhas da Roma antiga, foram construídas pelo imperador Caracalla em 212 – 217 d.C. e podiam abrigar mais de 1500 pessoas.

Provavelmente, o objetivo principal era agradar o povo e desvincular seu nome da má fama que possuía devido a sua imensurável crueldade.

Basilica di San Giovanni in Laterano


Basílica de São João de Latrão
em português, é a catedral do Bispo de Roma, ou seja, o Papa.

Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo.

Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro.

O Obelisco Laterano que se encontra na praça (na parte de trás da igreja) foi construído na época dos faraós Tutmósis III e Tutmósis IV (Século XV a.C.) e é proveniente do templo de Amon em Tebas (Egipto). Foi transportado para Roma pelo imperador Constantino II em 357.

Mais informaçoes sobre essa area em: Hospedar-se em Roma: Zona San Giovanni in Laterano.

Dicas: Em um edifício vizinho a Basílica se encontra a Scala Santa ou Escada Santa, que significa na tradição católica a escada usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Poncio Pilatos antes da crucificação. Afirma-se que foi trazida a Roma por Santa Helena, mãe de Constantino no ano de 326 d.C.

Bocca della Verità



É uma máscara de mármore com a boca aberta que fica no vestíbulo da igreja Santa Maria in Cosmedin.

Na Idade Média era usada pelos maridos para saberem se suas esposas lhes eram fiéis ou não. Eles levavam suas respectivas mulheres até a Boca da Verdade e as obrigavam a colocarem suas mãos dentro dela, se tivessem sido infiéis, diz a lenda, a boca se fecharia decepando as suas mãos.

Isola Tiberina



Ilha em forma de barca localizada bem no meio do rio Tibre (Tevere), no centro de Roma.

Dois terços da ilha é ocupado pelo hospital Fatebenefratelli e em frente a ele está a Basílica de San Bartolomeo. Veja os hotéis próximos à Ilha Tiberina

Dicas: No verão, tanto na ilha como nas beiras do rio, são montados vários bares que são muito frequentados por romanos e turistas.

Palazzo Chigi



Sede do Presidente do Conselho de Ministros
do governo italiano (atualmente Silvio Berlusconi).

A entrada principal do palácio se encontra na Piazza Colonna de frente a coluna do imperador Marco Aurélio.

Palazzo Montecitorio



Sede da Câmara dos Deputados
da República Italiana.

Na Piazza Montecitorio se encontra também o obelisco de mesmo nome trazido do Egito para Roma pela imperador Augusto no ano 10 a.C.

Fontana di Trevi



Com certeza, é uma das maiores e mais bonitas fontes de Roma.

Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. Veja os hotéis próximos à Fontana di Trevi

Dicas: Diz a lenda que jogar uma moeda de costas na fonte fará com que a pessoa retorne um dia a Roma. Mas, se não tiver uma moedinha para jogar, não se preocupe! Eu não joguei e hoje moro aqui! rs Vale lembrar que esse é um dos lugares com maior concentração de turistas da cidade, então, todo cuidado é pouco com os seus pertences.

Palazzo del Quirinale



Residência oficial do Presidente da República Italiana
, já foi um palácio Papal.

O obelisco que se encontra na Piazza del Quirinale foi feito, provavelmente, na época do imperador Domiciano imitando os obeliscos egípcios. Veja os hotéis próximos ao Quirinale

Dicas: O palácio estará aberto ao público no ano de 2011, todos os domingos das 8h30 às 12h00, com exceção dos seguintes dias: 02 de janeiro, 16 de janeiro, 24 de abril, 01 de maio, 29 de maio, 18 de dezembro e 25 de dezembro e de 26 de junho a 18 de setembro. Não é necessário agendar a visita, basta pagar o ingresso de € 5,00.

Piazza di Spagna



Uma das mais belas praças italianas possui uma escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti.

Além disso, bem no centro dela existe a Fonte della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho. Veja os hotéis próximos à Piazza di Spagna

Dicas: Um dos principais pontos de encontro entre turistas e romanos. Ao contrário do que se costuma ver nos cartões postais, as escadarias da praça só são enfeitadas com flores na primavera (abril/maio). Um espetáculo!

Ara Pacis



Altar dedicado a deusa Paz (Pax) por Otaviano Augusto para celebrar a Pax Romana, período de paz e prosperidade que gozou o Império Romano de 29 a.C., quando o imperador declarou o fim das guerras civis, até 180 d. C., ano em que morreu o imperador Marco Aurélio.

Dicas: Fecha às segundas-ferias.

Piazza del Popolo



A Praça do Povo, uma das mais importantes praças de Roma, foi modificada diversas vezes pelos pontífices sendo a última projetada por Giuseppe Valadier (importante nome do Neoclassicismo).

Abriga três igrejas: Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo bem onde Nero morreu e foi sepultado, e as gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli ao lado oposto da praça.

Duas fontes: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro.

E no centro o Obelisco Flaminio, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto, circundado por 4 leões de mármore. Veja os hotéis próximos à Piazza del Popolo

Dicas: Atualmente a praça é muito utilizada para realização de grandes e importantes eventos da cidade.

Villa Borghese



Situado na colina Pinciana, é o terceiro maior parque da cidade com 80 hectares.

Era a casa de recreio que o Cardeal Scipione Borghese mandou construir na periferia de Roma e onde reuniu a sua coleção de obras de arte (Galleria Borghese que abriga obras de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Tiziano, etc.).

fonte:dicasderoma.com.br

0 comentários: